Cubo OLAP Excel – Geração Automática

set 19, 2014 por     Nenhum Cometário    Categoria: SQL Server

Tecnologias

SQL Server Integration Services; Visual Studio 2008; SQL Server 2005; Excel; Intranet;

 

Descrição

Este projeto foi desenvolvido para uma empresa de engenharia que presta serviço para grandes indústrias do setor de Celulose, Siderurgia e Petroquímica.

O objetivo foi: desonerar o tempo  empregado do gestor financeiro em gerar planilhas de histórico financeiro dos diversos contratos, enviadas à gerentes de contratos; reduzir o gap na obtenção de informações gerenciais; manter gerentes de contratos atualizados diariamente .

Este projeto iniciou-se com a identificação dos dados financeiros necessários para que os gerentes de contrato pudessem tomar ações baseadas nestes dados.

Foi criado um Cubo OLAP utilizando Excel e, este cubo consumiria os dados financeiros, proporcionando diversas formas de analise/visão para tomada de decisão.

O problema: existem vários gerentes de contrato e, cada um possui uma enorme e individual gama de informações financeiras, face este cenário, foi desenvolvido um projeto no SQL Server Integration Services (ETL) para automatizar as extrações de dados pertinentes a cada gerente de contrato.

Foi definido um perfil para cada gerente de contrato e a partir deste perfil o projeto coletas as informações, gera o Cubo OLAP em Excel e disponibiliza este arquivo (Excel) na intranet, no perfil do colaborador.

Desta forma, os gerentes de contratos possuem acesso à informações atualizadas a qualquer hora e lugar através intranet da empresa, em uma área restrita.

O objetivo do projeto foi alcançado, minimizando 90% de  telefonemas de gerentes de contrato ao gestor financeiro; mantendo informações gerenciais atualizadas diariamente

Algum Telas da Solução 

 

Deixe um comentario

XHTML: Você pode usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>